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Uma SS nos Alpes (Milão - Zurich)

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Uma SS nos Alpes (Milão - Zurich)

Mensagem  Eduardo Cunha em Dom Ago 26, 2012 8:54 am

Boas,
Aqui fica o relato da ultima aventura com a minha montada,

Para começar a história desta viagem temos de retroceder a Março de 2011 quando vi na edição da National Geographic a seguinte imagem.

By edcbraga at 2012-08-24

Logo aí pensei " deve ser fantástico fazer esta estrada de bike", e depois de uma pequena pesquisa na net vi isto;

By edcbraga at 2012-08-24

E daí a definir o percurso bastaram alguns cliques e alguma pesquisa, e o resultado foi o seguinte;

By edcbraga at 2012-08-24

Milão - San Gottardo - Zurich (+/- 320Km)

A parte do meio do grafico asusta um bocado Very Happy

By edcbraga at 2012-08-24

Depois disto coloquei esta viagem na "pasta" de "viagens a fazer" (aquelas que vemos ou sonhamos, mas que quase sempre acabamos por não realizar Very Happy )
E assim permaneceu durante quase 1 ano.

Em Janeiro de 2012, durante um passeio no Gerês com alguns amigos com quem era suposto fazer uma grande viagem nas férias, chegamos á conclusão que essa grande viagem não seria possível este ano devido a falta de tempo de uns e falta de t€mpo de outros.
Foi então que apresentei uma solução alternativa, "e que tal fazermos uma viagem á Suiça? Milão - Zurich", se logo ali todos concordaram, quando começamos a ver imagens do sítios por onde íamos passar a vontade de ir foi ainda maior.

Depois disso foi decidir as datas (31-07 a 10-08), o percurso estava feito, Milão - Chiasso (fronteira com a Suiça) e a partir daí seguiríamos as rotas Suíças de bicicleta nº 3; 51 e 94 que nos levariam a Zurich.

Quem estiver interessado em pesquisar rotas na Suiça basta ver este site ( http://www.veloland.ch/de/welcome.cfm ) tem lá tudo, caminhadas, estrada, trilhos, é muito bom, e no terreno está tudo extremamente bem indicado como poderão ver nas fotos abaixo.

Compramos os bilhetes de avião Porto-Milão com alguma antecedência, as bikes pagam uma taxa de material desportivo no valor de 30€ e têm que ser embaladas em caixas.
Depois disto era só esperar pelo dia 31.

Chegado o dia, começou a aventura

Dia 1 - 31/07/2012
Porto Milão - 1520Km de avião

No check In


As bikes na pista do aeroporto a aguardar carregamento

By edcbraga at 2012-08-24

Chegamos a Milão (Malpenza) ás 18h e apanhamos o comboio do aeroporto para o centro de Milão, daí apanhamos o metro para ir para o Hostel que tinhamos reservado, e foi aí que tivemos o 1º contratempo, pois não nos queriam deixar entrar no metro com as caixas, podiamos passar com as bikes, mas não podiamos passar com as caixas, (ridiculo, tendo em conta que as bikes estavam semi-desmontadas e ocupavam menos espaço do que montadas), sendo assim começamos a montar as bikes, o que os fez logo mudar de opinião, pois iriam ficar com 5 caixas enormes para arrumar, e tambem eram apenas 2 estações.

Á saída do metro decidimos montar as bikes, pois o Hostel ficava a cerca de 2Km, e era melhor ir em cima delas do que carrega-las.
Foi aí que tivemos o nosso 1º momento do espirito que une os ciclistas por todo o mundo, enquanto estavamos a montar as bikes aproximou-se de nós um tipo (Fábio) e após 10min a observar-nos lá perguntou porque é que estavamos a fazer aquilo ali na rua, e depois de lhe termos dito de onde vinhamos e o que nos propunhamos a fazer ele ofereceu-se para ir buscar a bike dele e mostrar-nos o caminho para o Hostel, entretanto ficamos a saber que tambem ele iria partir 2 dias depois numa viagem de 1.000Km com os amigos.

Depois de tudo acabamos por chegar ao Hostel cerca das 21h30, depois disso decidimos ir jantar, Ora, se estamos em Itália só se podem comer 2 coisas, pasta ou pizza, decidimos pela pizza, e seguindo o conselho do Fábio, que nos disse " se estão em Itália devem querer comer a verdadeira pizza, por isso tenham cuidado, há muitos restaurantes de Árabes, esses têm boas pizzas, mas não é a verdadeira pizza Italiana", e assim sendo acabamos por andar ás voltas e entrar num restaurante Chinês (Sim, Chinês, mas não era Árabe Very Happy ) e comemos aquela que provavelmente terá sido e será a MAIOR porcaria que já comemos Very Happy (Imaginem aquelas pizzas congeladas que quando vão ao forno ficam cheias de água por cima, era igual ) (Grande falhanço Very Happy )

Dia 2 - 01/08/2012
Milão - Lugano - 92Km

8h da manhã e estava tudo pronto para a partida

By edcbraga at 2012-08-24

2h30 depois conseguimos finalmente sair de Milão. Com a ajudo do GPS do telemovel, que logo ali acabou com o plafond do rooming de dados, quando receber a factura é que vai ser bonito Very Happy affraid


By edcbraga at 2012-08-24

Esta pimeira etapa foi o que se previa, quase sempre em terreno plano tirando alguns Km perto da fronteira e á chegada a Lugano onde subia um bocado, mas nada de especial,
Chegamos a Lugano cerca das 18h30 e decobrimos que era o Feriado Nacional da Suiça, e tinhamos duas opções para passar a noite, 1ª - pedalar mais 20Km a subir para irmos a um parque de campismo que não sabiamos quanto custava ou se tinha lugar para nós, ou, 2ª - pagar 67€/cada e ficar num Hotel duvidoso que de Hotel apenas tinha o nome. Acabamos por ficar, o que acabou por se revelar a melhor opção, pois apesar do Hotel e acima de tudo do preço acabamos por assistir a um grande espectaculo de fogo de artificio no Lago de Lugano e passar um bom bocado (infelizmente não temos registo pois a meio da viagem perdi um cartão de memória da maquina, no qual tambem ficou a foto da prache, na fronteira).

Algures perto do Lago di Como

By edcbraga at 2012-08-25
Quase no final do 1º dia com o Lago de Lugano ao fundo

By edcbraga at 2012-08-24

Dia 3 - 02/08/2012
Lugano - Faido - 77Km
8h15 e estavamos prontos a começar o segundo dia, depois de já termos tomado um grande peq. almoço e termo-nos abastecido com tudo o que podiamos trazer do bufet do "Hotel" (Pelo que pagamos até deviam ter dado um cesto de pic-nic com o almoço Very Happy)

A segunda etapa começou com uma ligeira subida e depois foi terreno plano exepto os ultimos 15Km que subiam bastante, e onde começamos a ter uma ideia do que nos esperava no dia seguinte.
Chegamos a Faido cerca das 18h e encontramos logo o Ostello dei capuccino, que é uma pousada gerida por uma ordem religiosa, onde fomos muito bem recebidos e onde pagamos menos de metade do que na noite anterior e ainda com net grátis, ou seja, passamos de um antro do pecado para o céu Very Happy
Se algum dia estiverem pela zona recomendo vivamente


By edcbraga at 2012-08-24

O descanso dos guerreiros

By edcbraga at 2012-08-24

Dia 4 - 03/08/2012
Faido - Andermatt - 48Km

Para não fugir á regra, ás 8h15 iniciamos o grande dia, aquele que iria ser o pior (para as pernas) e o melhor para a vista e para o espirito.
Começamos a subir logo desde os primeiros metros, e depois de 10Km tivemos uma grande descida com cerca de 5Km,o que me levou a pensar " se estamos a descer agora o que subimos ontem mais á frente vamos ter de subir ainda mais, e foi quando chegamos a Airolo, paramos para comer alguma coisa e preparamo-nos para o qu aí vinha, vinha e veio mesmo, depois disso são 17Km para subir 2000m.

By edcbraga at 2012-08-24

aqui está a primeira de muitas curvas

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24
Como podem ver, o caminho sempre muito bem assinalado

By edcbraga at 2012-08-24
Feito o 1º terço da subida encontarmos este Alemão com o seu filho de 9 anos que também iam subir por San Gottardo e já andavam na estrada à 16 dias. (Fantástico)

By edcbraga at 2012-08-24

Grande pedalada que o miudo tinha

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

Foi então que chegamos e vimos uma das imagens que nos motivou a fazer isto. é indescritivel, não há imagens que façam justiça a este sitio.
Visto de baixo


By edcbraga at 2012-08-24

visto a meio

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

Depois de chegarmos ao topo colamos a nossa marca (não sei como isto começou, mas assim que vimos uma foto desta placa, dissemos "temos que fazer um autocolante para colar lá", e assim foi, o autocolante tem a forma de Portugal e tem escrito Bicigrinos (Nome que ficou depois da 1ª viagem a Santiago de Compostela) 2012 em várias linhas com as cores da bandeira, e foi da autoria de um dos membros que infelizmente não conseguiu férias para ir.)

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

E depois de uma grande subida vem sempre uma grande descida.

By edcbraga at 2012-08-24

Chegamos por fim a Andermatt ás 16h30 e por decisão unanime procuramos sitio para ficar, pois inicialmente o plano era chegarmos a Altdorf, mas isso implicava fazer mais 35Km e depois da subida que fizemos e ainda por cima com vento contra iria ser muito dificil, alem de chegarmos muito tarde.

Dia 5 - 04/08/2012
Andermatt - Zug - 86Km
A desisão de ficar em Andermatt revelou-se a mais acertada, pois pudemos descansar e com o que tinhamos pela frente ia ser muito dificil, não porque a estrada fosse dificil, mas porque era deslumbrante, e com as paragens demoramos 3h para fazer os 35Km que nos separavam de Altdorf.

Esta foi a primeira paragem, é um sitio fabuloso, muito bonito

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

Lembram-se da foto da National Geographic?


É aqui, embora como era cedo estava um pouco de nevoeiro, mas nem isso nos impediu de ficar de boca aberta com o cenário.

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

Chegamos a Altdorf e paramos para comer alguma coisa junto á estatua do Guilherme Tell, que para quem não sabia (como eu) é um herói Suiço.

By edcbraga at 2012-08-24

Durante a tarde passamos por mais sitios fantásticos, incluindo cerca de 15Km pela margem de um enorme lago com tuneis e vistas espectaculares.

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

By edcbraga at 2012-08-24

Chegamos a Zug cerca das 18h e foi mais uma odiseia para arranjar dormida, mas desta vez apesar de caro (caro para nós, mas pelos padrões Suiços pagar 50€/pessoa é o mais barato que se arranja) este hotel podia ser chamado de Hotel, excelentes condições, podia ser um Hotel de 4* bem grandes cá em Portugal.

Á noite ao passearmos pelo Lago (mais um, passamos por 5 lagos diferentes em todo o percurso) fomos presenteados por uma tempestade, daquelas que vemos nos documentários, com tudo escuro e de repente vê-se um raio em direcção á terra e ilumina tudo, a nossa sorte é que isso era longe e apenas choveu durante a noite.

Dia 6 - 05/08/2012
Zug - Zurich - 51Km
Após uma noite de chuva o dia amanheceu com Sol, e ás 7h30 já estavamos prontos a partir para as ultimas pedaladas, e a parte final foi mais uma vez o regresso a terreno plano tendo os ultimos 20Km sido feitos numa ciclovia de terra batida sempre a acompanha um rio, uma zona muito bonita.

Aqui está mais um exemplo da sinalização.

By edcbraga at 2012-08-24


By edcbraga at 2012-08-24

Singlespeed in action bike

By edcbraga at 2012-08-24

Uma vista do cockpit

By edcbraga at 2012-08-24

Chegamos a Zurich ao final da manhã e depois de almoçar, procurarmos alojamento e comprarmos os bilhetes de combóio para regresar a Milão fomos dar uma volta pela cidade.

By edcbraga at 2012-08-24

É uma cidade muito bonita e apesar de ser grande é muito calma, (ou isso foi por ser Domingo Very Happy ) e vimos muitas coisas dignas de nota.

Em Portugal chegamos ao parque de estacionamento e dizemos "Eh pá onde é que deixei o carro?, lá dizem "Eh pá onde é que deixei a bicla?" Very Happy

By edcbraga at 2012-08-24

O Singlespeed por lá está em alta, apesar de a maioria ser tipo "pasteleira" vi por lá maquinas muito interesantes, das quais destaco 2 das mais bonitas.


By edcbraga at 2012-08-24

E esta branquinha encheu-me o olho

By edcbraga at 2012-08-24
Apesar de tudo salvo raras excepções pareceram-me quase todas bikes de stock, e não projectos caseiros.

Dia 7 - 06/08/2012
Zurich - Milão - 300Km de combóio

Partimos de Zurich ás 7h45 com as bikes no vagão de carga.

By edcbraga at 2012-08-24

Chegamos a Milão ás 13h e depois de almoçar e comprar os bilhetes para o dia seguinte fomos para o Hostel onde tinhamos ficado na primeira noite e fomos dar uma volta por Milão. E como 2 membros do pelotão nos iam deixar, pois iam voltar de Avião, uma vez que tinham que trabalhar no dia seguinte ainda tivemos que andar a procura de cartão para embalar as bikes (pareciamos sem abrigo ou como alguem disse, Romenos em busca de cartão nos ecopontos de Milão Very Happy )

Dia 8 - 07/08/2012
Milão - Monaco (Monte Carlo) 310Km de combóio
Monaco (Monte Carlo) - Nice - 20Km de Bicicleta

O dia começou cedo, pois tinhamos combóio para o Monaco ás 6h45 e ainda tinhamos que embalar as bikes de quem ia de Avião.
A viagem de Milão a Génova e depois até Ventimiglia (Fronteira de Itália com a França) foi um tanto atribulada, um comboio velho Very Happy e cheio de gente, mas até não foi mau, depois até ao Monaco já era uma coisa mais decente, viu-se logo a diferença Very Happy


By edcbraga at 2012-08-24

Chegados ao Monaco não tivemos muito tempo para ver as vistas, pois ainda tinhamos que chegar a Nice, mas mesmo assim ainda deu tempo para dar nas vistas (Parece que por lá os unicos veiculos que conhecem são os de 4 rodas) e claro está não podia faltar a foto.

By edcbraga at 2012-08-24

Ainda tentamos falar com o "primo" Alberto, mas não estava em casa Very Happy

Depois foi pedalar 20 Km sempre junto ao Mediterâneo

By edcbraga at 2012-08-24

À chegada a Nice descobrimos que apenas tinhamos combóio no dia seguinte, e que para seguirmos com as bikes tinhamos que embala-las, Então lá fomos novamente em busca de cartão Very Happy, mas desta vez, numa loja de bicicletas, conseguimos uma caixa bem porreira onde couberam 2 bikes, a outra fomos ao Hipermercado da zona, onde por questões de "segurança" não nos podiam dar, mas como a quem vem por bem lhe acontecem coisas boas, logo á saída encontramos o cartão que precisavamos, depois foi só comprar uns rolos de fita cola e estavamos prontos, fomos então para a estação onde embalamos tudo e onde ficamos durante a noite.

Dia 9 - 08/08/2012
Nice - Barcelona - 700Km de combóio

Depois de uma noite passada á porta da estação (das 23h30 ás 05h00) porque a estação fecha durante a noite, apanhamos o primeiro combóio para Marselha, oude chegamos cerca das 9h30, e fomos logo comprar o bilhete para o proximo combóio, que partia cerca de 15min depois, mas foi aí que a estupidez dos franceses (Ou daquela parte de França) se revelou, pois quando chegamos ao combóio com os bilhetes o condutor não nos deixou entrar, dizendo que tinhamos que pagar uma taxa de 45€ e que talvez no Mexico ou no Peru se podessem transportar bicicletas no combóio, mas em França não (Um perfeito idiota racista), quando ao tirar os bilhetes disemos que tinhamos 3 biclas e lá disseram que não havia problema, depois de andar para traz e para a frente de balcão em balcão, diziam que conseguiamos levar as bikes até á fronteira espanhola, mas que a partir daí nenhum combóio permitia a entrada com bicicletas. Então, depois de termos tentado vir de autocarro, (Que por ironia não transportavam mesmo bicicletas, nem mesmo embaladas) Decidimos que não podíamos ficar parados, tínhamos que andar para a frente, apanhamos o primeiro combóio até Port Bou (Fronteira Espanhola) e á chegada foi tão simples como ir á bilheteira e pedir 3 bilhetes para Barcelona com 3 bicicletas, pagamos 15€ pelo bilhete, e as bikes nem tiveram que pagar nada.

Aqui está a prova, este foi o combóio que nos levou até Barcelona

By edcbraga at 2012-08-24

Chegamos a Barcelona ás 22h00 com 35min de atraso, devido a problemas na linha, e á chegada já se preparavam para fechar a estação, e depois de uma conversa com um policia achamos melhor procurar um sitio para dormir, pois o ambiente á porta da estação era "pesado" e paravras do Policia " Se adormecem lá fora são roubados de certeza", e já tinhamos tido a esperiência do dia anterior do quão dificil é ficar acordado nessa situação. fomos então Procurar um Hostel, que inicialmente nos queria cobrar 90€ por um quarto par 3 pessoas, depois baixou para 75 e por fim como não tinha o comando do ar condicionado acabou por baixar para 70, mesmo assim provavelmente fomos roubados, mas áquela hora da noite não tinhamos outra hipótese.

Dia 10 - 09/08/2012
Barcelona -Madrid - 600Km de combóio
Madrid - Braga - 600Km de carro

Começamos o dia ás 6h00 da manhã na estação e por momentos parecia que tinhamos voltado a Marselha, estivemos 1h a andar de balcão em Balcão para achar a melhor solução para chegarmos a Vigo e sempre que no balcão de informações nos davam uma alternativa iamos para outra fila comprar os bilhetes, e diziam-nos que não podiamos levar as bicicletas nesta ou naquela ligação, até que decidimos fazer como no dia anterior e andar para a frente, apanhamos o primeiro combóio para Madrid, saímos de Barcelona ás 9h15 e atravesamos meia espanha com temperaturas entre 38º e 40º, até que chegamos a Madrid ás 17h, onde nem á sombra se estava bem, grande brasa, chegados aí e como já tinhamos uma noção do que tinhamos pela frente, mal saimos do combóio fomos a uma agencia de aluguer e alugamos um carro (que por incrivel que pareça ficou mais barato do que se tivessemos vindo de combóio, já para não falar no tempo ganho), e metemos as bikes lá dentro.

Á saída de Madrid ainda tivemos tempo de fazer uma visita ao Mourinho e companhia, mas assim como aconteceu no Monaco, também eles não estavam, paciência Very Happy

By edcbraga at 2012-08-24

O resto da viagem foi tranquila, tendo avistado a tão desejada placa, PORTUGAL, cerca das 23h45 e chegado a casa á 01h30.
No dia seguinte ainda tivemos que fazer 250Km para ir entregar o carro a Vigo, por isso á aventura só terminou mesmo ás 12h30 do dia 10/08/2012 quando chegamos de vez a casa.

Depois de tudo isto ficam algumas lições

1ª- Para a Suiça levar sempre tenda (Só na Suiça gastamos uma média de 50€/noite por pessoa, e á excepção do Ostello Capuccino em Faido e do Hotel Station em Zug nenhum dos outros valia metade do que pagamos)

2ª - NUNCA, NUNCA, mas mesmo NUNCA viajar de combóio com bike em França ou Espanha, (São antipáticos, não sabem receber os turistas, e não têm informação nem formação sobre a função que estão a desepenhar, não gosto de generalizar, mas nenhuma das pessoas com quem nos crusamos nas estações de combóio destes países deixou boa impresão, e falamos com muitas, muitas mesmo.)

De qualquer forma apesar desta ultima parte mais atribulada o saldo foi extremamente possitivo, fizemos o que nos propusemos, conhecemos parte de um país extraordinário e passamos umas excelentes férias na companhia de grandes Amigos.

Já estamos a pensar na proxima aventura, fala-se em fazer Endinburgo - Londres, vamos ver como a coisa evolui.
Espero que tenham ficado com uma ideia da nossa viagem, e acima de tudo com vontade de fazerem algo semelhante voçês tambem.

Até á proxima,e
Boas pedaladas


Última edição por Eduardo Cunha em Qui Set 06, 2012 6:22 pm, editado 3 vez(es)

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Re: Uma SS nos Alpes (Milão - Zurich)

Mensagem  iMiguel em Dom Ago 26, 2012 9:34 am

Boas.

Fiquei completamente ruido de inveja!! Mas que grande aventura... Nem consigo imaginar as paisagens que encontraram... Certamente que esta aventura fica gravada para sempre.

Eu ando para fazer uma travessia deste tipo, mas não tenho é companhia pra faze-la...


Cump.
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Re: Uma SS nos Alpes (Milão - Zurich)

Mensagem  max em Dom Ago 26, 2012 8:25 pm

Isto sim é um valente passeio, pelas imagens calculo que vieram com a alma carregadinha, mas que belas paisagens as que encontraram por onde passaram, apesar de alguns contratempos, penso que valeu bem a viagem. cheers
E ainda bem que a viagem foi na singlespeed, pois serve para que a malta se aperceba que se pode ir a qualquer lado como outra bicicleta qualquer, claro que haverá sítios, onde será mais fácil numa bicicleta com velocidades, mas se os outros conseguem, nós também, melhor ou pior. Very Happy
Parabéns pelas belas imagens que nos trouxeram, obrigado! Very Happy Very Happy Very Happy

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Re: Uma SS nos Alpes (Milão - Zurich)

Mensagem  Fukendie em Ter Ago 28, 2012 3:52 am

Ca ganda luxo! Isso sim e uma aventura... Espectaculo!
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Re: Uma SS nos Alpes (Milão - Zurich)

Mensagem  nelson.afonso.79 em Seg Out 15, 2012 1:45 pm

Espetáculo....fiquei cheio de inveja Smile
Um dia...talvez!!!
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Re: Uma SS nos Alpes (Milão - Zurich)

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