Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Chaimite Alentejana V2.0
Qua Jul 19, 2017 8:41 pm por iMiguel

» Encontro SS no alentejo
Qui Jul 06, 2017 5:15 pm por iMiguel

» onde pedalo...
Ter Jun 20, 2017 12:30 pm por iMiguel

» Singlespeed Mountain Biking: Is this Some Kind of a Cult?
Sab Jun 03, 2017 9:40 am por rogervaqueiro

» SSkinny "Onibla" a obra concluida
Sab Maio 20, 2017 9:31 pm por rogervaqueiro

» a minha single speed
Sab Maio 20, 2017 9:30 pm por rogervaqueiro

» Auto colantes
Sab Maio 20, 2017 9:26 pm por rogervaqueiro

» SSEC 2017
Sab Maio 20, 2017 9:22 pm por rogervaqueiro

» GT Bravado - by Torture Machine
Sab Maio 20, 2017 9:08 pm por rogervaqueiro

Julho 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Twitter
Imagem hospedada por Servimg.com
Os membros mais ativos do mês
iMiguel

Mestre Jingas

Projecto Limpaneves "SS"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projecto Limpaneves "SS"

Mensagem  froids em Qui Jun 28, 2012 4:24 pm

Olá malta!
Venho aqui apresentar o meu mais recente "bébé".
Já há um tempo que o bichinho da simplicidade andava aqui a morder. A vontade de montar uma SingleSpeed foi crescendo, crescendo, até que surgiu uma boa oportunidade, a qual agarrei. E assim deitei mãos à obra.

A velhinha Scott Yecora do meu pai vai voltar a brilhar, mas agora em versão de uma só velocidade. Irá sofrer um "face lift" radical.
O projecto passa por uma nova pintura geral, que lhe irá roubar as cores actuais, mas que irá fazer com que esta humilde montada entre neste novo ciclo da sua vida de "alma" renovada!
Esta era a antiga bike do meu pai e irá passar a ser a minha companheira em algumas aventuras. Ou pelo menos assim espero!

A base de todo o projecto. Um Scott Yecora 17" de 2001...

Testa do quadro e pormenor das guias que irão sair...

Irão desaparecer os rebordos e os buracos dos parafusos...

Irá também sair a guias de suporte do cabo do desviador traseiro a par com a guia para o cabo do desviador da frente...

As specs do que tenho actualmente:

Base: Quadro Scott Yecora 2001
Caixa direcção: NC17 Imperator S-Pro 1.1/8
Movimento pedaleiro: XT Octalink
Cranks: FSA VDrive c/ Prato FSA VDrive 32T
Corrente: SRAM PC1091R Hollow pin 9v
Tensor: DMR Simple Tension Seeker
Kit Single Speed: Da Bomb 9 To 1 PRO Single Speed Kit 2012 c/ 18t
Pedais: Crank Brothers Egg Beater II
Rodas: Mavic Crossride UB
Apertos rápidos: Hope QR Steel Skewers Black
Selim: Selle Italia Yutak Gel Flow
Guiador: Syntace Vector 31.8 680mm
Avanço: Scott 31.8 100mm
Pneumáticos: Schwalbe Nobby Nic EVO
Espigão: PZ Racing C3MBP MTB
Travão Trás: Tektro
Travão Frente: Avid Mechanical BB7 c/ Rotor flutuante Mono Mini Pro Lightweight de 160mm
Manetes travão: Tektro
Cablagens travão / Calços: Clarks Pre-Lube Universal Brake Kit / Clarks 72mm Alumium Triple Contour
Aperto espigão: Deity Components Cinch Seatclamp 2012
Forqueta: Rockshock Reba RL 100mm 2012 (c/ Poplock, mas não montado)

De qualquer das formas, este é um projecto que irá levar algum tempo a concluir, porque prefiro esperar pelo material que ainda não tenho do que montar qualquer coisa só para ir andar com ela. Mas é um projecto para concluir e meter a rolar a 100% no mato, já que é mesmo essa a intenção. Uma bike fiável ao máximo e com componentes que não comprometam um tratamento mais durito.

A primeira fase penso que seja aquela que irá demorar mais tempo, que é a pintura do quadro. Quero que fique porreira.
E já agora, alguém tem ideias de que tipo de verniz dar no final. Gostava de aplicar um verniz para proteger a pintura, mas queria algo "mate" porque não estou a pensar em dar brilho à pintura.

Para a transformação final, estava a pensar em ir buscar o Da Bomb 9to1 Pro Single Speed Kit 2012.
A relação que irei usar é a "rotineira" 32x16.

Como já disse, todas as ideias e sugestões são bem vindas e apreciadas!

Abraços
cheers

Última edição por froids em Qua Set 12, 2012 2:22 pm, editado 2 vez(es)
froids
Há dias em que ainda procura os shifters das velocidades
Há dias em que ainda  procura os shifters das velocidades

Número de Mensagens : 52

http://olimpaneves.blogspot.pt/

Re: Projecto Limpaneves "SS"

Mensagem  froids em Qui Jun 28, 2012 4:25 pm

Olá pessoal.

Apesar de atrasado, o quadro já está pronto para levar o primário.
Já retirei todos os "guias" e "eliminei todos os buracos (parafusos) que o quadro tinha.

Os procedimentos até aqui foram (por esta ordem):
Dremel, berbequim com escovilhão, dremel novamente, lixa, resina epoxy/aluminio e mais lixa no final. Após isto, foi lavado com desengordurante e depois com água e detergente para eliminar quaisquer vestigios de gordura mais teimosa.
Foi seco com papel de cozinha e à sombra.

De momento está assim:

As fotos do projecto estão aqui:
[URL="https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/ProjectoSS?authkey=Gv1sRgCMX8o9rz_YrUgQE#"]Projecto Limpaneves "SS"[/URL]

Se conseguir, hoje já dou o primário.
As cores já estão compradas e vão ser sóbrias.
Mas, como o meu sonho é ter um quadro de Ti, a cor base do quadro vai ser essa mesmo. Depois vai levar uns "toques" para lhe dar alguma vivacidade.
(Na verdade, espero que resulte como estou a pensar ehehehe )

Abraços
cheers
froids

Mensagem  Fukendie em Qui Jun 28, 2012 8:52 pm

Muito bem! Mas se queres por com um aspecto titânico devias ter usado CrMo e não Aluminio!

Dá uma olhada na minha. Eu usei um verniz, que ja nem sei qual foi, mas fui a uma loja de tintas e falei com eles, pedi-lhe um verniz incolor, mas que não fosse demasiado rigido, para não estalar, pois o aço é bastante flexivel.
Tambem os tubos para parecer titânica deviam se redondinhos e finos...

Parece-me que é dificil pô-la com um aspecto titânico, mas tens ai um belo quadro para uma SS...

Ah e eu punha-lhe uma forqueta rígida...

Abraço
Fukendie
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 148

Mensagem  froids em Sex Jun 29, 2012 8:57 am

Bom dia Fukendie,

Tens razão em tudo o que dizes.
E até lá tenho um quadro Giant Terrago de 2000 em aço, bem lindo por sinal e que seria TOP para fazer de base a este meu projecto. O único problema é que é de 20" (o que o torna gigante para mim).
Essa sim, de tubos fininhos e super elegante... Mas para a usar nas minhas voltas não ía servir.
O objectivo ainda é montar esse quadro, mas talvez para a vender, ainda não sei.

Em relação à forquilha, também concordo contigo. Mas para já os euros não abundam e como quero por uma de carbono, vou-me aguentar até que consiga juntar o dinheiro necessário.
De qualquer forma, também ando de olho em algum negócio que possa surgir para uma Surly ou Salsa em aço, mas até agora ainda não encontrei nada que cumprisse os meus requisitos.

Para já, vai andar com a RST na frente. Mais a mais, parece mesmo uma forqueta rigida Twisted Evil

O aspecto "titânico" é só por referência ás cores que escolhi. Vamos lá ver se sai como pretendo scratch

Relativamente ao verniz, vou fazer isso que indicaste. Nem sequer fazia ideia que existiam vernizes incolores Razz
Ontem já dei o primário, mas como inexperiente que sou, houve alguns pontos que não ficaram perfeitos. Nada de escorrências nem nada, mas pouca tinta em alguns sitios. Hoje já vou passar lixa 1200 para lhe cortar o brilho e poder dar nova demão.

Um abraço e obrigado pelas dicas!
cheers
froids

Mensagem  froids em Seg Ago 06, 2012 7:54 pm

Olá malta amiga!

Antes de mais, lamento não ter vindo dar feedback do meu projecto mais cedo, mas não tive tantas hipóteses de o fazer como pretendia.
Seja como for, o projecto está terminado, apesar de ainda não ter efectuado nenhum teste com a bike, pelo que não sei se a transmissão está tão OK quanto aparenta.

Tive algumas dificuldades em colocar a caixa de direcção, mas nada que uma prensa caseira e umas marteladas não resolvessem. Esta agradeço ao meu companheiro Hugo Castanheira Wink

Sem mais demoras, seguem algumas fotos tiradas hoje quando cheguei do trabalho.

Aspecto final do projecto...

Pormenor da transmissão, que conta com uma pedaleira FSA VDrive com prato de 32t e carreto DaBomb c/ 18t e corrente SRAM PC1091R HollowPin...

Pormenor do carreto DaBomb e alinhamento da transmissão...

Aspecto geral do cockpit...

Pormenor do vinil que "embeleza" a testa do quadro...

Outro pormenor de mais um vinil aplicado na parte posterior do tubo de selim...

E a foto final, com o meu patudo mais velho a "posar" junto da máquina nova!

Agradeço a especial atenção no fabrico dos vinils que fazem parte deste projecto, pois são eles que, na minha opinião, lhe dão vida!
Assim e publicamente, os meus agradecimentos ao user Adeskabir que fez um excelente trabalho, como aliás se pode ver pela qualidade e pormenor dos "tóculantes".

Neste link estão todas as fotos referentes a este meu projecto.
https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/ProjectoSS#
Lamento não ter tirado fotos do processo de pintura e montagem, mas como já disse, foram faltando as oportunidades.

Espero que gostem e já sabem, comentem!
Todo o feedback é bem vindo.

Abraços
cheers
froids

Mensagem  max em Seg Ago 06, 2012 11:59 pm

Confesso que quando apresentaste aqui o projeto, fiquei um pouco desconfiado do resultado final do trabalho, mas hoje tenho de dar a mão à palmatória, ficou excelente muitos parabéns, talvez tivesse ficado com a ideia que a pintura que o quadro tinha e como estava em bom estado, que era pena, mas esta pintura e os autoculantes resultaram num trabalho final espetacular.
Muito bom, gostei muito, ah e o cão é lindo!

Twitter
max
Admin

Número de Mensagens : 1383

http://www.singlespeed-portugal.net

Mensagem  Fukendie em Ter Ago 07, 2012 12:38 am

Bem! Não ta bom! Tá um Must!!!

Espectáculo, tambem não estava a espera que ficasse tão bom, mas ta realmente brilhante...

Muitos parabens pelo projecto muito bem conseguido...

Abraço
Fukendie

Número de Mensagens : 148

Mensagem  froids em Ter Ago 07, 2012 7:21 pm

Obrigado pelas palavras malta!
Vamos lá ver agora se rola em condições. Ainda não testei...

Mas fica um reparo, o verniz que eu dei, ou foi em pouca quantidade (2 latas) ou então não tem a resistência que pensei que tivesse.
Ou seja, a pintura ficou algo "frágil". Vou colocar pelicula protectora tipo "bikeshield" ou "42Impact" para proteger o quadro nas zonas mais expostas.

Mas devo confessar que também fiquei satisfeito com o resultado final cheers
Assim que puder, irei actualizar as specs do material que está montado porque há algumas diferenças face ao exposto no primeiro post.

Abraços
cheers
froids

Mensagem  froids em Qua Ago 08, 2012 11:36 am

Olá!

Elucidem-me uma coisa que vocês devem saber...

Existe inconveniente ou problema em ter o tensor de corrente colocado como a foto demonstra, ou seja, por baixo da corrente?!

Tenho uns amigos que me disseram que aquilo está mal montado e que deveria funcionar por cima da corrente.
Eu sinceramente parece-me que pode ser colocado de ambas as formas.

Até porque da forma que eu montei até tem mais superficie de contacto da corrente no carreto do que se colocasse o tensor por cima da corrente.

Digam-me vocês que são os entendidos na matéria lol
study

Obrigado,
froids

Mensagem  max em Qua Ago 08, 2012 2:15 pm

Segundo os meus conhecimentos Very Happy o tensor está bem montado, isto se seguirmos os conselhos da DMR, mas para que não tenhamos dúvidas, vê este artigo do nosso amigo Chinês aqui no fórum. cheers

http://www.singlespeed-portugal.net/t83-manuais-dmr-para-colocacao-do-tensor

Os outros tensores é que têm uma mola que faz o movimento contrário ou seja pull-down.

Twitter
max
Admin

Número de Mensagens : 1383

http://www.singlespeed-portugal.net

Mensagem  froids em Qua Ago 08, 2012 2:36 pm

Obrigado Max!

Por acaso antes de perguntar ainda procurei aqui no forum alguma info sobre isso, mas por algum acaso, não cheguei até este post do meu amigo Chinês.

Obrigado mais uma vez!
cheers

EDIT:
Specs actualizadas no 1º post deste tópico
froids

d

Mensagem  galyto em Qui Ago 09, 2012 9:55 am

O tensor está bem montado embora possa ser utilizado das duas maneiras.

É um excelente tensor e a SS está muito bem. Agora carrega nela!!
galyto

Número de Mensagens : 122

Mensagem  froids em Sex Ago 10, 2012 6:31 pm

Olá pessoal.

Hoje a SS já teve o teste final no terreno. Fui dar uma voltinha com ela aqui pelos trilhos e caminhos do meu quintal.
Duas saídas durante a manhã. A primeira uns 5kms e a segunda outros 5kms para ir aos correios, quase todos feitos em caminhos de terra ehehehe
Correu tudo bem com o sistema de transmissão, nem um único estalinho, nem nada. Tudo a 100%, mesmo a puxar "á morte" Twisted Evil
Os travões também foram uma agradável surpresa, com os calços Clarks de 3 componentes a terem um poder de travagem bastante bom e mais que suficiente para travar a máquina nas descidas, mesmo embalado.

Já tinha saudades de andar de rígida, devo confessar bounce bounce Mas tive que tirar um bocadinho de ar do pneu traseiro affraid
A bike está muito ágil, nervosa e divertida de pilotar! v hapy pinkbanana
Acho que a MS vai ter um descanso mais prolongado do que inicialmente tinha previsto ehehehehe

Obrigado a todos pelas dicas e comentários!

Abraços
cheers
froids

Mensagem  froids em Sex Ago 31, 2012 1:03 pm

Ora bem!

Então desde este ultimo post sobre a SSMachine, já algumas alterações aconteceram...
A suspa RST preta que equipava a menina já não estava capaz de aguentar maus tratos. Teve os seus momentos de glória, é verdade, mas já merecia todo o descanso e foi susbtituída por outra que lá tinha em casa, uma Suntour.
Mas essa também está pela hora da morte, cheia de folgas e embora esteja com um trabalhar verdadeiramente macio, julgo que não deve faltar muito para ficar completamente inutilizada e me deixar agarrado algures ou mesmo quebrar e dar-me uma visita relampago ao chão affraid

Assim, e por necessidade, alguns equipamentos acabaram por ser adquiridos mais depressa do que inicialmente tinha previsto... E como depois nestas coisas de fazer upgrades a componentes há sempre alguma coisa que não é compativel com o que já temos, acabei por comprar o seguinte:

Rodas:
As rodas são as sempre confiáveis Mavic CrossRide UB com cubo p/ disco de 6 furos e aro com parede para v-brake. Já conheço muito bem estas rodas e sei com o que posso contar e foi essencialmente esse factor que me levou a compra-las. Nao sao leves, não. Mas aguentam tudo e mais um par de botas, sendo por isso ideias para o que pretendo (material fiável a 100% com nenhuma ou muito reduzida manutenção)

Suspensão:
A suspa nova vai ser uma RockShock Reba RL 100mm de 2012, branquinha.
Estava indeciso entre optar por suspensão activa ou forqueta rigida, mas acabei por dar ouvidos ao bom senso e às minhas reais necessidades. Eu quero ter uma bike que me permita algum conforto nos passeios que costumo fazer e uma rigida ia condicionar muito a minha diversão nas descidas e tornar os passeios "ligeiramente" mais "dolorosos"... Não sou purista o suficiente para me abster de algum conforto, ou retirar prazer à pilotagem. Pelo menos para já!
A suspensão traz bloqueio para aplicar no guiador mas o mesmo não vai sair da caixa. Uma coisa que eu não dispenso é a simplicidade no cokpit. Já la anda o GPS e não vai para lá mais nada que não seja absolutamente indispensável (manetes travao e punhos lol)

Com a nova suspa, e por necessidade, vem também uma nova caixa de direcção, uma NC17 Imperator S-Pro preta.

Travão Frente:
A travagem na frente vai ficar a cargo do Avid BB7 com rotor flutuante Hope Mono Mini Pro Lightweigh de 160mm.
Este travão mecânico tem as melhores "reviews" que um gajo pode querer e sinceramente também não questionei outro. Gosto da "pinta" do bicho e sou fã da marca. O disco também não requer grandes apresentações. Fiável, potente e com algumas caracteristicas bem engraçadas, como é o facto de ficar azul quando aquece! flower

Com exceção das rodas, todo o material foi adquirido online, pelo que só deverá chegar dentro da próxima semana. As rodinhas novas, essas, já estão montadas e já vão rolar este fim de semana.

Depois das coisitas montadas venho aqui meter uma foto e actualizar as specs da menina.

Estes upgrades todos surgiram assim rapidamente porque eu ainda não consegui largar a SS desde que a montei. A MS está toda infeliz lá na garagem, mas tenho me divertido tanto na SS que não consigo deixá-la em casa pinkbanana A brincar, a brincar, a menina já leva quase 300kms feitos em pouco mais de duas semanas. Não é muito, mas já é alguma coisita!

Abraços
ola
froids

Mensagem  iMiguel em Sex Ago 31, 2012 2:46 pm

Ela quer é andamento! A minha mesmo de "férias no algarve" não tem descanso Razz
iMiguel

Número de Mensagens : 284

Mensagem  froids em Qua Set 12, 2012 2:16 pm

Olá Malta.
Conforme prometido, aqui ficam umas fotos da bike já com os novos componentes.

Mais algumas fotos aqui:
https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/Love2RideUmaSintraDiferente#

Lista de specs actualizada no 1º post.

Abraços e continuação de boas pedaladas!
ola
froids

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: