Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» SSkinny "Onibla" a obra concluida
Sab Maio 20, 2017 9:31 pm por rogervaqueiro

» a minha single speed
Sab Maio 20, 2017 9:30 pm por rogervaqueiro

» Auto colantes
Sab Maio 20, 2017 9:26 pm por rogervaqueiro

» SSEC 2017
Sab Maio 20, 2017 9:22 pm por rogervaqueiro

» onde pedalo...
Sab Maio 20, 2017 9:10 pm por rogervaqueiro

» GT Bravado - by Torture Machine
Sab Maio 20, 2017 9:08 pm por rogervaqueiro

» Encontro SS no alentejo
Sab Maio 20, 2017 9:01 pm por rogervaqueiro

» Chaimite Alentejana V2.0
Ter Abr 04, 2017 1:53 pm por iMiguel

» GIANT XtC Advanced + SS/ 29
Qui Fev 02, 2017 6:06 pm por max

Maio 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Twitter
Imagem hospedada por Servimg.com
Os membros mais ativos do mês
rogervaqueiro

iMiguel

max

Mestre Jingas

Projecto BlueSSkies

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projecto BlueSSkies

Mensagem  blueskies em Qui Jul 28, 2011 6:59 pm

Depois de andar por aqui a tentar saber mais um pouco desta vertente da duas rodas a pedal e mesmo sem continuar a perceber patavina de mecânica, decidi fazer uma montagem de uma SS rígida total que me dê para as deslocações citadinas e ao mesmo tempo para uns passeio fora de estrada (assim haja pernas!).

O SS sempre me atraiu pela sua simplicidade e pureza e por isso fui treinando BTT para ganhar pernas para um dia poder disfrutar de uma SS.

Depois surgiu-me a dúvida, SS, 26' ou 29'? Dado que os componentes para 29' ainda são caros e difíceis de encontrar em 2ª mão, decidi então avançar para uma SS 26'.

O quadro é sempre a base de qualquer projecto e assim há um quadro que me tira do sério desde que o vi pela 1ª vez, chamou-me a atenção pelo seu design e eficiência e era com ele que pensei um dia montar uma SS.

Procurei pela net e não conseguia encontrar nenhum em 2ªmão com um preço aprazível, os poucos que encontrei eram caros... sinal que quem os tem não o vende a qualquer preço...

Entretanto a semana passada e por acaso, encontrei um! E... em AZUL! Laughing

Neste momento ainda não tenho o negócio feito, mas está bem encaminhado. Quando a transacção estiver feita, posto aqui fotos... Very Happy

Adiantei a elaboração deste tópico, porque vou mesmo avançar com este projecto e para além de ir mostrando aqui o meu projecto, vou postando aqui as minhas dúvidas que espero ver esclarecidas pelos experts aqui do Fórum.

O objectivo, será fazer uma montagem com material usado e ir comprando o material à medida que vão aparecendo oportunidades. Há no entanto alguns componentes que eu não prescindo, como sejam o selim (SMP Hybrid) e os pedais (Crank Brothers Eaggbeater), o resto será de acordo com a respectiva qualidade/preço.

Para já gostava de pedir ajuda para o esticador de corrente. Uma vez que o quadro não tem um dropout horizontal há este tipo de esticador:

Mas depois existem estes:

Será que estes servem para qualquer quadro e dispensam o outro?

Também já li algures que os eixos pedaleiro excêntricos resolvem o assunto, alguém me pode esclarecer esta minha dúvida?

blueskies
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 6

Re: Projecto BlueSSkies

Mensagem  max em Qui Jul 28, 2011 10:45 pm

Ora então cá vai a minha humilde opinião, porque de expert não tem nada Very Happy a pouca experiência vai sendo também aqui aprendida a ver estes projetos e discutindo este e outros assuntos semelhantes.
Em relação aos tensores, para um quadro com drop-out vertical, o tensor indicado é o que tem a rodinha tipo "Surly" ou semelhante, porque os outros são específicos para quadros com drop-out horizontal ou deslizante, ou seja não dá para um quadro "normal"
O eixo pedaleiro excêntrico é outro caso que normalmente é usado em quadros já com uma caixa de eixo própria em que o eixo normal é aplicado.

Mas também existe para as normais caixas, mas são muito caros o que faz com que não seja muito utilizado.
Como é o caso deste que custa + - 150€

Também existe para alem deste, outro sistema que também serve para dar tensão à corrente e que mantém aquele aspeto que todos gostamos, que é ter a corrente esticadinha sem tensores visíveis, que é o “ENO” que podes ver como funciona aqui
http://www.singlespeed-portugal.net/t298-eno-eixo-excentrico-para-afinacao-na-roda

Twitter
max
Admin

Número de Mensagens : 1383

http://www.singlespeed-portugal.net

Mensagem  alexcoupe em Sex Jul 29, 2011 12:17 pm

Antes de comprares alguma especie de cubo eixo ou esticador tenta primeiro colocar a corrente, eu tive sorte, primeiro usei um esticador, mais tarde a corrente cedeu um pouco e tentei sem o mesmo.

alexcoupe

Número de Mensagens : 44

Mensagem  blueskies em Sex Jul 29, 2011 6:30 pm

Bem, estes eixos e cubos excêntricos ainda sao demasiado dispendiosos para este meu projecto, como tal vou optar pelo esticador, se o mesmo for necessário... obrigado!

Agora, e em termos de relação de transmissão estava a pensar em 36X18, o que acham?

blueskies

Mensagem  blueskies em Sab Ago 06, 2011 10:27 pm

Depois de o ter em minha posse, já posso divulgar a base do meu projecto!

Andava atrás de um quadro destes há já algum tempo, mas é raro encontrar-se estes quadros a um bom preço e eu finalmente encontrei-o e ainda por cima em AZUL cheers

Para quem não conhece, este é um Corratec Superbow world cup de 2005 em tamanho L.

Vai ser a partir daqui que vou desenvolver o projecto da BlueSSkies, vamos ver o que sai daqui e se depois tenho pernas para ela!

blueskies

Mensagem  max em Dom Ago 07, 2011 1:13 pm

Parabéns, grande aquisição.
Acho esses quadros lindíssimos, e conheço um que pertence ao António Costa, que esteve num passeio em que ambos participamos e ao qual tirei uma foto.

Força no projeto, estou curioso para o ver concluído! Very Happy

Última edição por max em Ter Ago 09, 2011 9:14 pm, editado 1 vez(es)

Twitter
max
Admin

Número de Mensagens : 1383

http://www.singlespeed-portugal.net

Mensagem  blueskies em Dom Ago 07, 2011 2:25 pm

Obrigado Max!

Pois é, estes quadros são uma pérola em termos de design!

E esse do teu amigo, ainda dá para V-Brake... Wink

Quanto ao projecto, também eu estou ansioso por começar a pedalar na BlueSSkies, mas este vai ser um projecto para se ir fazendo, à medida que vou arranjando €€€€€ e componentes a bom preço.

Neste momento estou com dúvidas na relação a utilizar (32-16?) e se o pedalaeiro deve ou não ser um pedaleiro especifico de SS.

Boas pedaladaSS!

blueskies

Mensagem  galyto em Ter Ago 09, 2011 7:45 pm

fonixxxxx!! adoro esses Corratec! boa sorte com a SS.
galyto
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 122

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: