Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Chaimite Alentejana V2.0
Ter Abr 04, 2017 1:53 pm por iMiguel

» Encontro SS no alentejo
Qui Mar 02, 2017 11:06 pm por max

» GIANT XtC Advanced + SS/ 29
Qui Fev 02, 2017 6:06 pm por max

» [Ajuda] Medidas pinça Travões
Ter Dez 27, 2016 8:45 am por iMiguel

» SSEC 2017
Seg Nov 28, 2016 11:01 pm por max

» Lista de Lojas SS
Qui Out 20, 2016 3:50 pm por iMiguel

» Single speed em BTT o regresso às origens
Qua Out 12, 2016 1:17 pm por NunoFmc

» Projecto Zero
Qui Set 29, 2016 10:08 pm por iMiguel

» Alteração Para Single Speed - Muitas Duvidas
Ter Set 20, 2016 11:23 am por iMiguel

Abril 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Calendário Calendário

Twitter
Imagem hospedada por Servimg.com
Os membros mais ativos do mês
iMiguel

Mestre Jingas

Era uma vez uma Vilar Chamonix...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Era uma vez uma Vilar Chamonix...

Mensagem  lsdiss em Seg Maio 18, 2009 1:44 am

Pois é pessoal da maluqueira, apesar de ainda não estar acabada, tá na hora de apresentar a minha "Ramona".

"Era" uma Vilar Chamonix que um amigo meu comprou nova há quase 15 anos, tinha 18 velocidades e toda em ferro, incluindo as rodas, um verdadeiro peso pesado. Teve 11 anos de "maus caminhos", uma árdua e dura vida onde sofreu 30 por uma linha, naquela fase da vida em que o sentido de consciencia ainda não existe, mas apêndices à parte nunca se negou nem queixou de nada.

Esteve 3 anos encostada na boxe ao relento da varanda do meu amigo, até que há um ano atrás, os pais deles o obrigaram a arrumar de lá porque precisavam de espaço. Ele tinha pena de a deitar fora (eu e voces sabemos como nos afeiçoamos e somos marcados por elas) e como eu tambem não concordava que ele fizesse isso, ofereci-me para a guadar na minha garagem apesar do estado em que ela já se encontrava.

Eu não pensava em fazer nada à bicicleta, apenas guarda-la, pois tinha a minha "Outra" operacional e não ia passar de cavalo para burro. Durante esse ano os meus pais tambem precisaram de espaço na garagem, eu desmontei a Vilar toda e guardei num caixote e "nunca" mais pensei nela.

Há cerca de 3 meses achei que estava na altura de fazer uns upgrades à minha MS e comecei a recolher opiniões junto de alguns "elitistas" do btt, foi pior que droga, quando dei por mim já estava completamente afundado na net há procura deste componente e daquela inovação, ainda sem comprar nada mas já tinha uma lista de compras assim para o astronómica. Foi aí que descobri o SingleSpeed...

ola v hapy ola ...Não percam o próximo episódio, porque eu também não.
lsdiss
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 33

Re: Era uma vez uma Vilar Chamonix...

Mensagem  lsdiss em Seg Maio 18, 2009 1:52 am

PS: Pessoal tá um granda testamento se adormecerem enquanto lerem, bons pesadelos Twisted Evil
Eu sei que as imagens valem mais que 1000 palavras mas só agora arranjei máquina para tirar umas fotos, por isso fiz um "resumo" da história que as fotos que não existem poderiam contar Laughing

Abraço

Peace&Love
lsdiss

Mensagem  max em Seg Maio 18, 2009 1:10 pm

Pois tá bem agente quer é fotos, fotos v hapy ylol laschen
max
Admin

Número de Mensagens : 1382

http://www.singlespeed-portugal.net

Mensagem  lsdiss em Ter Maio 19, 2009 1:47 am

Max seu primata com interesse no meu tópico, o que tu queres sei eu laschen

Bem a saga continua, como já disse descobri o singlespeed ironicamente quando já tinha passado montes de tempo à procura de novos componentes para a minha Outra. Desde sempre levei um modo de vida um pouco "alternativo" e fiquei logo fascinado com este conceito que move cada vez mais malucos, de tal maneira fascinado que apesar de ainda não ter a minha singlespeed montada já dei o nome de "Outra" à minha MS e finalmente arranjei um destino para a Ramona que já tava toda desmontada dentro de um caixote.

Como também já tinha dito só agora arranjei máquina fotográfica, por isso vou descrever +ou- o processo até agora (sempre com o objectivo de ser o mais lowcost possivel), o quadro estava um pouco enferrujado mas era tudo superficial, foi todo descascado com a ajuda do decapante e do berbequim com as belas das escovas de aço. Apesar da ajuda do decapante e do berbequim ainda deu trabalho e foi preciso alguma paciencia para deixar o quadro porreiro. Outro aspecto que prezo é a simplicidade e o aspecto clean da bicicleta, por isso cortei os apoios dos cabos das velocidade e o dropout com uma serra de ferro que tinha aqui em casa, finalizei com uma lima para suavizar mas não para ficar perfeito, pois assim ficam as marcas do trabalho feito por mim. Quando finalmente já tava aceitável passei para a pintura, no início ainda pensei procurar um pintor automóvel mas deu muito mais gozo agarrar no belo do spray e siga para bingo!
A cor escolhida foi a que havia la em casa Laughing uma lata de spray de côr tipo cobre, na minha opinião ficou bem bonita.

Vocês já devem tar fartos de lêr e não ver nada por isso aqui vão algumas fotos que entretanto já tirei:
lsdiss

Mensagem  lsdiss em Ter Maio 19, 2009 2:35 am

Vou mostrar alguns promenores do quadro,

Os dropouts são "diagonais" Razz e penso que são eles que me irão safar com a tensão da corrente, pois as singles sem tensor são ainda mais bonitas

A caixa e o eixo pedaleiro que coloquei foram os de origem, que depois de uma boa limpeza e lubrificação ao interior e ás esferas deu para ver que ainda se encontravam em bom estado e como tal foi tudo reaproveitado

Não sei se conseguem perceber, mas aqui estão as marcas do trabalho de corte do dropout e dos suportes das bichas,

Nesta ultima foto podem ver cmo o cabo do travão de trás entra para dentro do quadro,dando umas apecto mesmo limpo á single, adoro

Bem hoje já se faz tarde e já têm aí algumas imagens para degustarem. Amanha vou buscar a roda de trás que foi para a oficina pois não tinha chave para a cassete, como é de rosca vai levar uma roda livre de 18, ficando com uma relação de 34/18.

Amanha coloco mais fotos para a continuação da saga da Ramona.

Abraço

Pedro Alves
lsdiss

Mensagem  Baptista em Ter Maio 19, 2009 4:42 am

bem, ta ai um optimo trabalho ate agora! estou a gostar do resultado que saiu ate agora Wink gosto muito da cor "escolhida", da a ideia de antigo misturado com recente, pois a cor nao é muito comum nas bicicletas actuais mas assim pintado novo fica impecavel! gostei Wink

gostei tambem muito de ver que foram cortados os apoios e deixava aqui uma ideia, mas agora depois de pintada é um pouco tarde, mas tambem é um pormenor pequeno que pouca diferença fará... se nao estou em erro esses dois furos na escora sao para fixaçao de guarda lamas certo? era rebarba-los tambem, ficavas com drop-outs mais limpos!

estou a gostar da evoluçao, aguardo... aguardamos! progressos Twisted Evil

abraço

(ver estes topicos deixa-me com uma vontade doida de ir para a garagem começar a tratar de montar a minha!)
Baptista
Há dias em que ainda procura os shifters das velocidades
Há dias em que ainda  procura os shifters das velocidades

Número de Mensagens : 96

Mensagem  max em Ter Maio 19, 2009 8:33 am

AhhAhh fotos Very Happy
Gosto!!!
Pois os drop´s diagonais são uma das coisas boas que essa "mitica" Vilar tem de bom porque não vais ter de te preocupar com o tensor, tens de ter atenção é ao alinhamento do carreto com a pedaleira, porque normalmente a roda está afinada para cassete.
max
Admin

Número de Mensagens : 1382

http://www.singlespeed-portugal.net

Mensagem  lsdiss em Ter Maio 19, 2009 4:29 pm

Boas, desde já agradeço os comentários a todos.

Max, quando chegar a roda com o carreto eu vou montar tudo e aí e Ramona vai passear à oficina para as ultimas afinações e alinhamento da corrente, se ficar muito desalinhada.

Batista, não sei como ainda não tinha pensado nisso de tirar os apoios para os alforges ou guarda-lamas, mas tá aí uma optima ideia. Quando acabar os promenores todos dou lhe com a serra de ferro e depois um toque de spray que ainda sobrou um pouco e fica novo. Obrigadão pela dica e força aí com o teu projecto, se já tens garagem e vontade o resto arranja-se Smile

Logo à noite coloco mais alguns desenvolvimentos.

Abraço a todos
lsdiss

Mensagem  lsdiss em Qua Maio 20, 2009 3:22 am

Pois é pessoal, não tive tempo de ir buscar a roda. Mas para matar o vosso vício deixo aqui mais algumas fotos.

Os pedais que vou usar, como já tinha dito, são de plataforma. Eram originários de um FS do modelo que o meu primo comprou e partiu o quadro passados uns meses, e ele muito gentilmente cedeu-me os pedais, aqui vão umas fotos deles:

Como vocês sabem, os pedais de nada servem sem uma pedaleira. A pedaleira que usei foi a que equipava a Vilar, de marca "Ventura", aqui está ela pintadinha à cor dos pedais:

Na altuda em que a bicicleta saíu não havia pedaleiras com os pratos substituiveis, logo esta era das tais com os pratos cravados. Como não tinha meios para resolver a situação, o meu pai pediu a um amigo serralheiro e ele fez um óptimo serviço, não podia ter ficado melhor e ainda por cima não gastei dinheiro.

Aqui vão as fotos, o prato exterior foi cortado com uma rebarbadora, e com um torno arrumou com a avó, deixando só um rasto dela. Estéticamente acho que ficou bem porreiro não escondendo o trabalho que foi feito, o serralheiro tava mesmo em sintonia comigo,

O custo do projecto até agora vai nos 0 euros, não há nada como as singlespeeds.

Abraços pessoal
lsdiss

Mensagem  Baptista em Qua Maio 20, 2009 8:42 pm

mais actualizações! Very Happy tamos a espera!

nao querendo criticar o teu trabalho tenho uma ideia para essa pedaleira! tas a ver esse "anel" interior? suponho que fosse do prato mais pequeno! se conseguisses tirar... nao leves a mal;)

algo assim(montagem da treta no paint):

gosto desses pedais! pequenos e discretos!

continua o bom trabalho;)
Baptista
Há dias em que ainda procura os shifters das velocidades
Há dias em que ainda  procura os shifters das velocidades

Número de Mensagens : 96

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: